17 de set. de 2007

Reflexões Românticas I

O Despertar de quem Ama Dormir com quem se ama é uma benção, melhor ainda é despertar ao lado desta pessoa. Imaginem a cena: acordo de manhã mais cedo e observo o rosto desprotegido e indefeso da pessoa amada, observo seu corpo desarrumado sobre o lençol. Me transformo em voyeur e vou vasculhar o rosto de quem tanto amo. A primeira pergunta é por que sou tão privilegiado de estar ali ao lado, deitado junto ao cheiro e ao corpo de quem amo sentir seu calor e sua pele de manhã bem cedo, antes mesmo que a luz do dia penetre em nossa cama. Sou um navegador embriagado em busca de sua geografia, do relevo e das saliências perfeitas de seu corpo, das fronteiras e marcas que separam cada detalhe do seu rosto. Todo amante em sono profundo é uma criança indefesa e um sentimento de plenitude e poder maternal nos invade. O que eu ainda posso descobrir? Já conheço tudo, mas me ponho a desvendar como desbravador solitário todas minúcias do seu ser. Quero desvendar seus mistérios...sim seus pequenos defeitos e segredos. Como queria penetrar nos seus sonhos, saber por onde anda e que fantasmas o assombra. Me descubro mais apaixonado e amando cada mínima imperfeição percebida: sua palpebras cerradas, sua sobrancelha despenteada e falha, seus lábios ressequidos, o cabelo despenteado. Há uma cicatriz pequena, uma marca antiga de uma catapora, o nariz meio grande demais, uma falha entre os dentes. Amo tudo isso e percebo como tudo é simétrico: os braços amassados embaixo do corpo desajeitado, os pequenos movimentos involuntários, as mãos espremidas embaixo do travesseiro, aquele ronco leve... Como o meu amor só permite que eu encontre beleza e perfeição em tudo que vejo? Todas as pequenas falhas prontamente são encobertas e corrigidas e o coração acelera a cada movimento de seu corpo. Não quero que acorde, sim, por favor, permaneça aí sobre meu domínio - penso. Julgo que a pessoa amada me pertence, ali a observo, e ela está cativa e sob meu domínio agora e para sempre. A felicidade me invade, sinto vontade de acariciá-la mais forte, sentir mais seu calor e beijá-la, mas não posso, resisto. Enquanto seu sonho durar meu sonho se eterniza. Ali estou eu, feito criança enquanto a mãe lhe prepara o doce preferido, ali estou eu feito basbaque a amar em silêncio a perfeição que protejo.

Momento Arte: Renoir



Nas fotos, da esquerda para a direita, La Moulin de la Galette e La Liseuse.

Diário do Festival do Rio

Será realizado entre os dias 20 de Setembro e 04 de Outubro o Festival de Cinema do Rio. Será uma ótima oportunidade para este amante da arte assistir algumas obras que dificilmente serão exibidas nas telas de nosso país. Como eu estarei de férias no meu trabalho "convencional", tomei a decisão de assistir ao maior número de filmes possíveis(todos que os horários permitirem). A minha idéia é escrever um diário de todos os meus dias acompanhando um Festival de Cinema neste pequeno espaço. Penso em escrever resenhas dos filmes e deixar a minha humilde impressão sobre os mesmos. Adianto que o filme mais aguardado por mim é o romeno 3 saptamini si 2 zile (4 Months, 3 Weeks and 2 Days) de Cristian Mungiu. Esse filme foi vencedor do Festival de Cannes 2007 e não me surpreendo mais com o sucesso das películas romenas(vide "A Morte do Dr. Lazarescu" e "A Leste de Bucareste"). Abaixo algumas de minhas indicações para o citado Festival:

  • La Môme (La vie en rose), de Olivier Dahan, (França)
  • Irina Palm (Irina Palm), de Sam Garbarski, (Bélgica)
  • Paranoid Park (Paranoid Park), de Gus Van Sant, (França)
  • Fados (Fados), de Carlos Saura, (Espanha)
  • Rescue Dawn (Rescue Dawn), de Werner Herzog
  • Dialogue avec mon jardinier (Conversations with my Gardener), de Jean Becker, (França)
  • Inland Empire (Inland Empire), de David Lynch, (França)
  • Soom (Breath) de Kim Ki-Duk, (Coréia do Sul)
  • Vratné Lahve (Empties), de Jan Sverak, (República Tcheca)
  • Death at a Funeral (Death at a Funeral), de Frank Oz, (Alemanha)
  • Solnze (The Sun), de Alexander Sokurov, (Rússia)
  • Boldog új élet (Happy New Life), de Árpád Bogdán (Hungria)
  • Nue propriété (Private property), de Joachim Lafosse (Bélgica)
  • Recomendo o Foco China por completo
  • Ghosts of Cité Soleil, de Asger Leth (Dinamarca)
  • Enemies of Happiness ( Vores lykkes fjender), de Eva Mulvad (Dinamarca)
  • XXY XXY, de Lucía Puenzo (Argentina)
  • Férfiakt Men in the Nude, de Károly Esztergályos (Hungria)
  • Lo bueno de llorar, de Matias Bize (Espanha/Chile)
  • Déficit, de Gael García Bernal (México)
  • Madrigal, de Fernando Pérez (Espanha)
  • Nacido y Criado, de Pablo Trapero (Argentina)
Além dessas indicações nacionais, não podemos deixar de prestigiar o cinema nacional.

EM BREVE: DIÁRIO DO FESTIVAL DE CINEMA DO RIO 2007!

SAUDAÇÕES!

8 de set. de 2007

O que as imagens podem falar?


Difícil saber no que pensar? É preciso dizer alguma coisa para passar um momento, um sentimento? A resposta para uns pode ser simples, mas prefiro acreditar na complexidade que existe na mente humana. Estas fotos foram tiradas por um fotógrafo romeno durante a Revolução Romena entre os dias 16 e 22 de Dezembro de 1989 na frente da sede do Governo do País para derrubar o regime comunista de Nicolae Ceauşescu.
É mais um daqueles exemplos de que uma imagem, um olhar, pode significar muito mais que milhões de palavras. Mortes, armas, a minha pergunta é: Até quando? Vou mais além. O que será das nossas crianças? Será que esse menininho da foto está vivo? O soldado que anseia pelas balas continua lutando? Quais os ideiais da guerra? Se é que podem existir ideais. Pense!

7 de set. de 2007

Teoria da Conspiração em Quentin Tarantino.



Certamente muitas pessoas já assistiram esse vídeo, mas eu achei que esta Estação merecia um espacinho para o Seu Jorge e Selton Melo. O primeiro tem uma história de vida maravilhosa, de ex-mendigo à astro da música e do cinema. É bem verdade que o nome brasileiro mais conhecido nos últimos meses é o Rodrigo Santoro, que por sua aparição relâmpago e "perdida" numa ilha, onde convenhamos, serviu mais para aprender a surfar e jogar golfe na areia. Seu Jorge pode até não ter visitado o Hawaii, mas é ele quem anda prestigiado no cenário audiovisual é Seu Jorge. O camarada está sendo cogitado para estrelar várias produções pela Europa. O segundo moço, num profundo momento de reflexão, decidiu graças ao cheiro oriundo do ralo, se dedicar a coisas mais produtivas e de melhor qualidade. Ex-Global fazendo sucesso nas telonas? Já tem tempo que Selton não "estrela" uma novela das 8 ou uma participação especial em Malhação. Não vou comentar muito sobre este vídeo. Se você não viu, fica aqui a nossa contribuição. A Estação lhe garante essa oportunidade. Aaaah, se o Tarantino escuta!!!